Auditórios - Sistemas Audiovisuais


A PROJETRYX pode elaborar Projetos completos para Auditórios, que contemplem desde os aspectos arquitetônicos passando pelo tratamento acústico, até o Sistema Audiovisuail em si.
Os equipamentos de um Auditódio destinados a compor os sistemas de áudio (som) e vídeo ou seja Sistema Audiovisual, devem atender aos objetivos de utilização no auditório em questão, nem mais, nem menos! Isso inclui, Projetores, Telas, Matrizes, Seletores, Alto-falantes, Potencias, Mesas de Som, Cabine de comando, Automação complementar, etc.
O planejamento de um Auditório, passa também por mobiliário da cabine de comando, poltronas, persianas, iluminação cênica, serviço ou emergência.

A infra-estrutura de um Auditório também deve ser projetada para atender a necessidade atual e expansões futuras.
Não podemos deixar de mencionar as questões de acústica do ambiente, que certamente será determinante no que se refere à qualidade de áudio e na inteligibilidade (capacidade de compreensão / entendimento).

Auditório UFABC Vista da Cabine Auditório UFABC Púlpito Auditório UFABC Caixa de Conexão Auditório Abracaf Projetor Epson Auditório Abracaf Projetores Epson Auditório Abracaf Dual Screen
Auditório Escola de Enfermagem vista da cabine Auditório Escola de Enfermagem vista Projetor e Line Array Auditório Escola de Enfermagem vista Projetor, Tela e Line Array Auditório Novo Copom Policia Militar - SP Auditório Novo Copom Policia Militar - SP vista Púlpito Auditório Novo Copom Policia Militar - SP Microfone

Projetores para Auditórios


O Projetor de um Auditório é o responsável por exibir belas imagens na Tela de Projeção.
Através dele podemos ver imagens projetadas em telas de 100, 150, 200 ou até 300" polegadas, muitas vezes com tanta fidelidade que podemos até pensar que seria uma TV.

Para escolhermos o melhor projetor para um Auditório, precisamos sempre nos atentar às especificações do seu modelo, afim de atender as necessidades do Auditório, obtendo então a melhor imagem e aproveitamento de Tela de Projeção.

Sabemos que o fator mais procurado em um Projetor é a sua Luminosidade ou seja (Ansilumens), porém as especificações de um projetor, vai um pouco além disso. Também é importante se atentar ao Contraste, Resolução Nativa, Resolução Compatível, Aspect Ratio, Vida útil da Lampada, Formatos de Entrada. Cada uma delas é importante para obter o melhor uso do Projetor em seu dia dia.

Quando se trata de Ansilumens (Luminosidade), alguns projetores mais simples possuem em média 2.000 Ansilumnes, e outros profissionais podem chegar em até 30.000 Ansilumnes.

A quantidade de luz que entra no ambiente e a distância do projetor podem interferir drasticamente na qualidade de projeção de um Projetor, por isso estes fatores também devem ser levados em consideração em um Auditório.

Calculo Projetor e Tela
Ex.: Tela de 142", Aspecto = 16:10, Distância ideal = 5,20m

Telas de Projeção para Auditórios


As Telas de Projeção são projetadas para receber a massa luminosa do Projetor e compor uma bela imagem, por isso mesmo suas características de tecido, tensão, estrutura física e motor, são muito importantes para desempenhar um bom trabalho.
Os formatos seguem os padrões de vídeo do mercado, seja 4:3, 16:9, 16:10 ou outros menos conhecidos.
O modelos variam muito podendo ser Fixas, Retrátil, Manual, Automatizada, de Tecido, Frames, Vidro, etc.

Para Tela de Projeção, é sempre importante pensar como ela será usada no Auditório  ou Sala de Reunião. É preciso se ela será instalada diretamente no teto ou parede, se será embutida usando moldura. É preciso pensar também se será automatizada ou manual, se terá o tecido tensionado ou não, são pontos que fazem diferença no resultado final.
Também existem tecidos com transparência inteligente que permite projeção por trás, necessárias em alguns projetos.

Ponto muito importante na qualidade de uma tela de projeção é o seu tamanho, pois telas de projeção acima de 150" polegadas precisam ter seu tecido emendado para compor o tamanho da área de projeção, A Projetryx trabalha com fabricantes que produzem telas com emendas imperceptíveis no qual é incapaz de perceber devido a sua qualidade.











Sonorização para Auditórios


A Sonorização de um Auditório, é um dos íteis mais importantes a se pensar durante a concepção do seu projeto. Pois será através do Sistema de Som juntamente com o Sistema de Vídeo que as pessoas participantes das sessões terão suas melhores experiências.
Se ainda duvida, Podemos nos questionar! "O que seria de um Cinema sem um sistema de som de qualidade?", "Será que as pessoas se emocionariam, ririam, ou sentiriam medo durante as cenas de terro?" Pois é, Sabemos que não!

Um verdadeiro Sistema de Som de um Auditório, ou seja a Sonorização de espaço físico de um Auditório, passa por várias seleções e variáveis.
E uma destas variáveis é a seleção dos Alto-falantes mais adequados para cada situação, seja por Sistema Line Array, Caixas frontais, Caixas Lateraias, Arandelas embutidas no teto.

O Sistema de som em sí, não depende somente dos Alto-Falantes, mas sim de todo o conjunto: Mesa de som analógica ou digital, Subwoofer para reforços de Graves, Microfones com fio ou sem fio, com filtros de qualidade a fim de evitar interferências, Bons Amplificadores Classe AB, Cabos coaxiais  e paralelos com bitolas e isolamento adequados.
Tudo isso compõe o Sistema de Som de um Auditório, trazendo qualidade e uma experiência incrível durante a sessão.

Alguns Exemplos de Sonorização em Auditório

Sonorização Auditório Line Array Sonorização Auditório Técnicos Sonorização Auditório Caixas Acústicas Sonorização Auditório Identificação Sonorização Auditório Line Array Sonorização Auditório Rack de Som Sonorização Auditório Esquema Line Array




INTELIGIBILIDADE
Em um Auditório com recursos audiovisuais precisamos sempre nos atentar ao T.R. (Tempo de Reverberação). Nada mais é do que o tempo que um som leva para percorrer o ambiente até os ouvidos humanos. Dependendo do local, este som pode perder potência, ao ponto de se tornar praticamente inaudível no Auditório (Não se consegue entender exatamente o que está sendo dito no microfone). Quando isso acontece dizemos que o ambiente não possui INTELIGIBILIDADE.
A Maneira mais simples de se alcançar uma boa inteligibilidade no Auditório é (novamente), escolhendo bem os equipamentos, saber equalizar para descobrir as necessárias à remover ou acrestar.

Para muitos casos a INTELIGIBIDADE de um Auditório só é alcançada através de Tratamento acústico adequado de forma que possibilite aos ouvintes, entender / compreender todas as frases.
Existem métodos e controles que permitem ao projetista dos sistemas medir o nível de inteligibilidade de um Auditório, utilizando equipamentos como Analisadores de Espectro, e planilhas padronizadas contendo textos e palavras que devem ser utilizadas nos procedimentos de testes de compreensão.

 

Poltronas para Auditórios


Para conquistar plateias, poltronas de auditório e salas de espetáculo devem atender a exigências que vão além da estética, da ergonomia e do custo. Imagine se diante de um majestoso palco italiano, seus sentidos tentando absorver a harmonia da orquestra. Mas há um inconveniente: a pequena distância entre sua poltrona e a fileira da frente em um auditório gera grande desconforto. Você se movimenta discretamente, procurando alívio, mas o assento responde rangendo em voz alta. Depois de algum tempo, a música já não importa mais. Tudo o que você quer é o fim do tormento.
Uma poltrona mal projetada ou em um auditório pode pôr a perder todo o trabalho arquitetônico, cenográfico e artístico de uma sala de espetáculos.

A especificação correta dos assentos de um auditório é aspecto crítico para garantir a boa operação desses ambientes e exige a compatibilização de uma série de quesitos, como resistência, necessidade de manutenção, ocupação de espaço físico, interferência acústica, segurança e design, além do conforto.

Poltronas mal-especificadas em um auditório podem interferir negativamente em uma série de características das salas, a começar pela acústica. Por exemplo, um local destinado exclusivamente a concertos sinfônicos requer cadeiras com qualidades distintas das de espaços destinados a outros usos, como peças teatrais. Além disso, as poltronas de salas de espetáculo precisam receber acabamentos que contribuam para garantir às salas a mesma condição acústica independente da lotação.

Decisivo para o comportamento acústico das poltronas em uma sala de auditorio, o estofamento também precisa auxiliar o controle de propagação de chamas em caso de incêndio e, ainda, ser termicamente agradável. “A cor, geralmente escura, é uma escolha do arquiteto, mas o tecido deve atender laudos técnicos que certifiquem resistência à abrasão e fixação da cor pretendida”.

Alguns Exemplos de Poltronas

Modificações em Poltronas Poltrona Acolchoada Porta Copo Poltrona Padrão Frontal Poltrona Padrão Perfil Poltrona Padrão Perfil Poltrona Padrão Perfil


Mobiliário para Auditórios


Em si tratando de Auditório, o mobiliário tem um papél muito importante no que diz respeito a organização e planejamento dos equipamentos.

O Mobiliário é parte importantíssima disso, pois define o posicionamento de equipamentos importantes utlizados no dia dia, tais como: Bancada de Operação da Mesa de som, Móvel Bastidor posicionando teclados e monitores ao alcance das mãos, Armários organizadores com Rodinhas para facilitar manutenção, Rack Completo de equipamentos nas cores do ambiente, Bancada de Diretoria no Palco, Púlpito de altura padrão pensado também com as cores do ambiente, e em muitos casos com logotipo da empresa na parte frontal e outros mais.

Algums Exemplos de Mobiliário

Mobiliário Rack Pulpito para Auditório Mobiliário Bancada Planejada Mobiliário Púlpito com frente de acrílico Mobiliário Púlpito e Bancada nas Cores do Piso Mobiliário Púlpito e Bancada nas Cores do Piso Mobiliário Rack em MDF nas Cores do Piso















Automação de Auditório


Os recursos de Automação em um Auditório, podem facilitar e muito a vida do operador.

Com as tecnologias atuais, podemos automatizar praticamente tudo dentro de uma Sala de  Reunião, Sala de Treinamento, Plenário ou Auditório, desde ajuste de volumes e escolha dos vídeos a exibir, até iluminação e persianas. Pode-se criar também recursos macros que englobam uma sequencia de tarefas ao precionar so  mente um botão pré-programado. Por exemplo: Você pode precionar um botão chamado "Apresentação" no Tablet e o Sistema acionará automaticamente: A porta pricipal do Notebook, abaixará persianas, diminuirá iluminação, ajustará volumes, Descerá a Tela de Projeção, e Ligará o Projetor. Tudo isso somente com um toque!

Os recursos de automação são muito interessantes, ajudam muito quando o Auditório possui divisões que o fazem se transformar em 2 ou 3 Auditórios. As centrais que controlam o sistema de automação, podem integrar ou separar os recursos, facilitando a vida do operador durante os eventos.













Imagens Panorâmicas


Nosso Projetistas trabalham com ferramentas que nos permite contruir todo o ambiente da Sala em 3D, nos dando uma completa visualização de como ficará o projeto.

Esta visão é inovadora, uma vez que o cliente permite se ver em determinados pontos do do Auditório tendo total noção do ambiente, mesmo antes de ficar pronto.

Visão Panoramica Auditório Visão Panoramica Auditório Visão Panoramica Auditório

*Clique nas imagens acima e mova com o Mouse.













Tratamento e Isolamento Acústico


Isolamento Acústico.
Recurso pelo qual se evita a penetração ou saída de sons ou ruidos em um recinto, sejam estes aéreos ou de impacto.

Condicionamento Acústico.
Recurso que procura garantir em um ambiente a excelente audibilidade das pessoas através do tempo de reverberação e distribuição ótimos.

Tratamento Acústico.
Processo pelo qual se procura dar a um recinto condições que permitam a boa audição das pessoas presentes neste recinto, isto é, proporcione "conforto acústico" à estas.
Este tratamento compreende o isolamento e o condicionamento acústico.

ISOLAMENTO ACÚSTICO.

  • Residências
  • Apartamentos
  • Edifícios inteiros, inclusive áreas comuns (Salão de festas, Espaço goourmet, Quadras, etc.)
  • Consultórios Psicoterápicos
  • Industrias em geral, etc

CONDICIONAMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO.

  • Teatros e Auditórios
  • Estúdios
  • Restaurantes
  • Boites
  • Home Theater, etc



Marcas Importantes


Veja algumas das melhores marcas do mercado que compõe o nosso projeto

Logo Kramer Logo TVone Logo AvLife
Logo Aten Logo Lenkeng Logo Haman
Logo JBL Logo Bose Logo Mackie
Logo Shure Logo Sennheiser Logo Behringer
Logo Yamaha Logo Denon Logo Neutrik






Principais Links

Atendimento

Central PABX:
(11) 3796-3136 (Tronco)
(11) 2574-7610
(11) 2574-7617

Nextel:
(11) 7826-2046 ID: 97*138373 Escritório
(11) 7788-9428 ID: 80*132533 Sandro Lopes
(11) 7825-9778 ID: 97*138381 Edmar Dias

Rua Itinguçú, 1952, Cj 25/26 – Vila Ré
São Paulo – SP - Cep: 03658-001

 

Projetryx - Projetos, Instalações e Assessoria Técnica 2008 - 2015 - Todos os direitos reservado